Convidado da Semana – John Bierk

20 05 2010

Soul Brasileiro

Eu sou perito em por músicas dos mais diferentes estilos no meu MP3. Depois de pronto, sigo para enfrentar a 1h30 de viagem entre a minha casa e a faculdade. Pronto para abstrair com uma pequena ajuda dos fones de ouvido. É como se eu tivesse uma rádio só minha, sem propaganda e com músicas escolhidas por mim. E na minha rádio toca de Pantera a Joss Stone, passando por Type o Negative , Lenine, Alter Bridge, Barão Vermelho, The Doors e Seu Jorge. Logo podemos imaginar que aí nesse aparelho se encontra uma bipolaridade ou algo sem identidade.

“Território é sagrado e inviolável”, contudo não é assim que vemos. Nosso país é muito diferente dos outros que foram colônias, sempre houve uma pré-disposição à mistura de culturas, raças etc. Porém a mídia nos ensinou a depreciar nossos heróis, a rir de nossa própria cultura, de nossa história. Com isso buscou-se uma representação estrangeira, heróis estrangeiros, e com a queda do modelo nacional, a perda da identidade, começa todos os flagelos que nos separa.

O problema não é incorporar palavras inexistentes no dicionário de uma língua é normal. Abajur agradece. Ou incorporar uma festa que não existe em nosso país. O problema não é incorporar a cultura exterior, é desvalorizar a nacional, é ter mais músicas estrangeiras em seu MP3 e dizer que bandas nacionais são ruins. É vestir uma camiseta feita na China da Armani, e achar melhor do que uma da feirinha de Ipanema. É aquele velho estigma de tudo que é importado é melhor. Menos mulher pelada e futebol. E fico feliz quando termino de ouvir “Forget Her” do Jeff Buckley no meu MP3 e o Chico começa com “Apesar de Você”. Mas não existiu banda brasileira que chegasse aos pés da qualidade musical dos Beatles. Isso é fato. A identidade é aquilo que o sujeito entende ser legítimo dele, ainda que seja uma construção. Por isso posso dizer que “Soul Brasileiro” com muito orgulho.

Por: @johnbierk

Ações

Information

Deixe um comentário

