Gravadoras – Supostas Indústrias da Música

24 06 2010

Só pra avisar o pessoal, agora o #roquemrou tem 4 integrantes e esse é o post do nosso mais novo aliado ;*

Olá, leitores do blog #roquemrou, prazer meu nome é Bruno (ou meu twitter brunoalkaeda) e esse é meu primeiro post, talvez seja o mais formal. Mas não vim para falar sobre quem sou e sim falar de um assunto importante o mundo musical, sendo em lados bons ou ruins.

GRAVADORAS


(supostas Indústrias da Musica)

Todo mundo já deve ter ouvido falar, vou explicar do mesmo jeito:

Gravadora é uma empresa que se especializa em gravar, fabricar, desenvolver e distribuir e promover musica ou vídeos. Capazes de trazer fama para uma banda ou artista, como também consegue destruir.

Algumas das gravadoras que dominam o mercado do mundo inteiro:

Sony Music;

Universal Music;

Warner Music Group;

EMI;

Hoje em dia “gravadora é sinônimo de sucesso para a maioria das pessoas “, pois tem muitas bandas que estão ai para provar que gravadora não te faz um famoso no mundo da musica sem você ter o seu talento, até então as gravadoras só vão te contratar se você for bom ou se você fizer sucesso, pode ser que até aconteça o contrario artistas não ter talento e a gravadora te fazer famoso como o Parangolé, Justin Bieber, entre outros. Mas isso entra outra questão a do rosto bonitinho.

No meu conceito as gravadoras nem sempre pensam nos artistas, muitas vezes elas aproveitam o talento para explorar e ganhar muito dinheiro em cima do artista $$$$.

Facilmente exemplificados na banda Restart ou antigamente Nx Zero (não sei se atualmente está do mesmo jeito).

Os contratos assinados envolvem muitos tópicos além do trabalho da banda, um que me preocupa bastante é a parte das atitudes e o visual, é gente, o mundo é todo controlado, chega a um ponto que se muda seu visual ou faz algo mais escandaloso que há quebra de contrato é frustrante como é tudo medido.

Porém a gravadora não tem só lados maus, tem seus lados bons como a divulgação, suas parcerias com rádios e TVs, estúdios reforçados com equipamentos de primeira linha, gravações com as melhores qualidades, melhores produtores do mercado, ou seja, tudo que se precisa para ter uma ótima gravação!

Uma imagem só da mesa de mixagem da Universal music :

Agora vou entrar com outro tópico importante para as gravadoras e bandas !

Produtor Musical

O que seria um?

Produtor é um profissional que é responsável sobre a gravação e a mixagem discográfica, para o lançamento. Geralmente ele tem o controle das sessões de gravação.

O papel do produtor musical começou no meio do Século XX onde eles dirigiam os artistas (lembrava bastante um produtor de cinema), onde eles pagavam terceiros para fazer arranjos e a parte técnica. Hoje em dia a historia já é outra produtores agora fazem um papel direto no processo de gravação, ele cria arranjos, cuida da engenharia da gravação e geralmente escreve musicas para os artistas tocarem.

Um dos produtores mais conceituados no mercado ou talvez o mais conceituado no mercado brasileiro de musica é o famoso Rick Bonadio, sim é aquele nome que está no encarte do CD de vários artistas famosos.

Rick Bonadio, Produtor Musical e Diretor de uma das maiores gravadoras do Brasil a Arsenal Music;

Produtor de muitos cd e artistas famosos nacionalmente, um deles, talvez o mais famoso, são os Mamonas Assassinas (que apelidaram ele de “Creuzebek”, citado varias vezes nos nomes dos CDs e em Letras da banda). Também tem os principais nomes da musica atual tendo ai Nx Zero, Fresno, Gloria, Hardneja Sertacore, Fake Number, Titãs, VOWE (como ele disse : “ uma nova promessa no rock nacional”) e alguns que já sumiram como CPM 22 e Hateen.

Bom então é isso, espero que vocês tenham gostado.

Obrigado e Voltem sempre! hahaha :*

Anúncios

Ações

Information

One response

25 06 2010
Camila

aaa cpm é tão bom ><
saudades, hm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: