Formatos digitais de som.

15 08 2010

” Hoje eu vim falar um pouco sobre isso, as vezes as pessoas não percebem, mais eles fazem bastante diferença em uma musica, principalmente em sua qualidade ou forma de gravação, ai vamos nós ! “

 

 

Com a tecnologia atual temos muitos formatos, serio são bastantes (admito eu não conheço todos). enfim, os mais utilizados hoje são, os famosos .mp3, .wav. e .mid

Andei estudando isso e pesquisei muito sobre o assunto e principalmente sobre a qualidade de cada, como eu vi muitos termos técnicos, vou tentar evita-los pois minha intenção é facilitar a leitura de vocês  e não complica-los com palavras não muito populares.

 

O Formato MP3 : O que ele tem de diferente dos outros ?

  • – Ele na verdade é uma compressão do som, ou seja, ele diminui o tamanho do arquivo que está o som, assim tendo perda de informações quase que impossível perceber ,  uma das principais perdas é o numero de canais, ele simplesmente comprime os canais mesmo assim o ouvido humano não consegue perceber, só se você tiver um audição absurda mente sensível, que hoje em dia é raro pois o desgaste da audição humana é exaustiva sendo poucos intervalos de silencio. MP3 é uma abreviação de MPEG (Moving Picture Experts Group) 1 Layer(Camada)-3  que é  um um padrão de arquivos.

 

O Formato WAV: O que será ?

  • – Provavelmente já devem ter visto esse formato, pois é, mesmo que você não tenha visto com certeza você já ouviu, ele é o formato padrão da Microsoft ou seja ele está por toda parte do seu windows. Também pode ser uma compressão porém, o mais comum dele é o modulação de pulsos ou em inglês PCM (pulse-code modulation), ele não tem perdas nesse armazenamento de áudio, tornando o som mais limpo e com umas harmonias a mais e claro deixando o arquivo mais pesado, ele não é usado em CDs de áudio, dai eu me pergunto porque eu citei dele, enfim foi mais para exemplificar sua estrutura o PCM, para CDs de áudio é usado o Compact Disc Digital Audio (Disco Compacto de Áudio Digital) que usa a mesma tecnologia, só que WAV é especifico para computadores.

O Formato MIDI: WTF ?

  • – Esse é o mais estranho, talvez é o mais interessante. MIDI (Musical Instrument Digital Interface) ou Interface Digital para Instrumentos Musicais, é uma tecnologia padronizada de comunicação entre instrumentos e até equipamentos eletrônicos (Guitarras, Teclados, Samplers, Computadores, etc), Tecnicamente midi é um protocolo, tem uma diferença enorme entre os outros formatos citados anteriores, ele não tem áudio e sim instruções para produzi-lo. Mais bem dita uma partitura digitalizada. Utilizada muito em pick-ups, pedaleiras e sintetizadores, que dão resultados de notas, timbres, efeitos, ritmos, etc.

Claro que por traz de tudo isso tem muito mais, talvez daqui alguns anos mude tudo é o mundo de hoje, atualização átras de informação, mas nada substitui o sentimento que está na musica e graças a esses formatos que agente pode senti-las em qualquer lugar (:

Bom, esse foi o post mais  técnico que eu já tenha feito hahaha, ou não
enfim foi com o que eu sabia, claro que aprendi muito pesquisando, lendo sobre o assunto e tive essa vontade de passar para vocês, umbeijo:*

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: