” Musica também é cultura ! “

8 09 2010

@brunomulinario

Bem hoje vim falar mais profundamente sobre um dos assuntos que já foi citado no blog, porém é muito importante e é aplicado no seu dia a dia e não percebe ! Os impostos na musica.

 

Musica TAMBÉM é cultura !

Acho que isso não é uma duvida para ninguém, musica é cultura sim, queria expor uma  falha em nosso pais de muitas ! A carga tributaria cobrada chega ser enorme comparada a outros itens que envolve a cultura, chega sendo muito prejudicial há os músicos e gravadoras. Em 2007, Djavan lança seu 18º disco denominado “Matizes” e dentro do cd cita poucas vezes sobre o tema político. E comentou em um entrevista pelo terra o seguinte :

“Eu também cansei!
É horrível você se sentir lesado para todo lado que se vira.
E nem precisa de inspiração para escrever sobre isso. Basta viver no Brasil”

Existem muitos pedidos, eu mandei uns 30 email para o ministro da cultura, pedindo um parecer dele sobre este assunto, mais parece que ele não olha a caixa de emails dele, enfim existem muitos pedidos.

 

Mas agora o que que isso influencia na minha vida ?


–   Bastante, além até do que você imagina, pense hoje em dia um CD na loja custa em torno de 20 a 30 reais, sem o imposto o CD poderia ser vendido há 10 reais e ainda teria mais lucro para o musico do que 20 ou 30 reais atualmente, sim o imposto está em todo lugar, menos em revistas e jornais “E PORQUE NA MUSICA TEM QUE TER  ?” . Claro que a redução do imposto não vai acabar com a pirataria. Vamos combinar entre nós, que é bem melhor pagar 10 reais em um CD do que em uma revista de fofocas…

Acho que ficou um pouco claro,  cultura por cultura, os direitos teriam que ser iguais, ao menos desde pequeno escuto isso do governo, mais nunca vejo ! Isso me incomoda não só pelo fato do CD ser caro, mais o desrespeito que há sobre o musico, compositor e a gravadora.

Eu defendo essa tese, porém eu acho que essa lei já vem sido combatida, de um jeito indiretamente que é a internet. O futuro vai ser voltado para musica digital ( eu não largo mão de um bom e velho LP ), ou seja, musicas vendidas pela internet e por companhias de telefonia movel juntamente com as gravadoras (que vão sair bem neste  lance), é o de você comprar musica pelo seu celular.  Isso só será definido daqui algum tempo. Agora pensando em um lado mais underground sobre a musica digital, é um mundo sem fronteiras que porá enriquecer cada vez mais o nosso cenário independente.

Ainda há uma infinidade coisas a discutir sobre este assunto, mas minha idéia principal é que vocês possam refletir sobre a política aplicada no Brasil e que pessoas cada vez mais abra suas mentes sobre assuntos de extrema importância para cultura brasileira e um dia talvez quem sabe a historia possa mudar …

 

DICA DO POST !

 

Agora vou tentar fazer a dica do post, sempre dando dicas sobre musica claro !
e hoje será o clip “O impossível” da Banda Delittus :

 

 

 

 

 

;*

Ações

Information

Deixe um comentário

